A prática do respeito

Praticar o respeito parece fácil quando estamos conversando ou interagindo com pessoas que são do nosso ciclo social ou quando sabemos que elas possuem opiniões semelhantes. Porém, em situações onde não conhecemos quem está conosco, é necessário ter educação, observar o ambiente com atenção, escutar e ser escutada(o) e expor seu ponto de vista. É possível discutir, discordar e argumentar com respeito e, muitas vezes, tendo a consciência de que ninguém mudará de opinião, mas que conversar é uma troca valiosa.

É importante que as pessoas saibam escutar e aceitar decisões, estilos de vida e a diversidade do mundo. O respeito está fortemente atrelado à educação e ao carinho. E, cada relação e ambiente exigem práticas de respeito diferentes, por exempo no trabalho, na escola ou faculdade, na família e nos relacionamentos amorosos.

Praticar o respeito é humano, significa enxergar o outro como indivíduo, exercendo empatia e equidade, é fazer o outro ser visto, é também esperar e acreditar em um mundo melhor. É necessário respeitar o espaço, o corpo, o silêncio, a privacidade e a vida de todas as pessoas independentemente de opiniões pessoais. Educar com respeito e praticar o respeito nas suas relações é uma atitude básica, porém infelizmente existem muitas pessoas que ainda não entendem a importância e a potência do respeito.

Esse debate não defende nenhum tipo de assédio ou violência (física, verbal, psicológica, sexual e patrimonial) nem preconceito (machismo, racismo, intolerância religiosa, homofobia e transfobia), a partir do momento que comentários e atitudes colocam as pessoas em perigo, constrangimento, desconforto, medo ou risco de vida, não existe respeito e é crime. Caso você esteja passando ou passou por situações como essas, procure ajuda de profissionais da saúde, da sua rede de apoio e amparo legal. É um direito seu ser respeitada(o).

Anterior
Anterior

Como é bom celebrar nossas conquistas

Próximo
Próximo

Não me sinto reconhecida(o)