Como é bom celebrar nossas conquistas
Muitas vezes temos vários comprissos, prazos, tarefas, responsabilidades, projetos, atividades e sonhos acontecendo ao mesmo tempo, afinal a vida exige que sejamos multitasking. Esse comportamento acelerado e a necessidade de concluir objetivos faz a vida parecer um grande check list, e a gente deixa passar momentos e processos importantes que exigem tempo, paciência e flexibilidade. Seja para tomar uma grande decisão, como qual curso escolher no vestibular, terminar um namoro, aceitar um trabalho, casar, comprar ou financiar algum bem, ter filhos, mudar de cidade, mudar de emprego, trocar de curso, estudar para um concurso e escolher o destino de uma viagem. Seja para assitir um filme ou uma série (sem mexer no celular ou dormir), ir ao teatro, ler um livro, praticar um hobby (sem desistir nas primeiras tentaivas e sem a necessidade de ser excelente), tomar um café da manhã demorado, escutar música ou um podcast olhando para o teto, sair com a família e os amigos e tirar um cochilo.
Nesse sentido, celebrar nossas conquistas exige tempo para entendermos que concluímos algo grandioso, que para nós era muito importante. É o tempo de reconhecer e comemorar. Não existe “tamanho” para as conquistas, o que realmente importa é o sentimento de orgulho, de se sentir capaz, realizada, independente, livre e forte. Por exemplo, tirar a carteira de motorista, falar bom dia para alguém na rua, fazer uma nova amizade, comprar uma geladeira, aprender a nadar ou a falar um novo idioma, voltar a se relacionar amorosamente, sair da casa dos pais ou frequentar a casa dos pais, ter bons resultados em exames médicos, trocar o pneu do carro e muito mais.
Cada etapa da vida nos mostra desafios diferentes e esses momentos vão nos ensinando quem nós queremos ser, como e o que precisamos fazer para alcançar nossos objetivos. A diferença é que se soubermos e tivermos consciência de tudo o que já conquistamos, saberemos do nosso valor, estaremos mais confiantes tanto para tentar e conseguir quanto para lidar com rejeição, erros e recalcular a nossa rota, fazendo novos planos e descobrindo novos caminhos.
Descansar é a melhor forma de ser produtivo e ser produtivo vai nos ajudar a conquistarmos o que tanto desejamos. Porém, entender a necessidade de respeitar o nosso tempo, os sinais do nosso corpo e equilibrar o nosso descanso com as nossas responsabilidades e desejos é fundamental para reconhecermos nossas conquistas com orgulho, alegria, carinho e realização, além de conseguirmos contemplar a vida. O tédio pode parecer algo ruim, mas ele é uma sensação que nos ajuda a estarmos presentes no aqui e no agora, é o tempo que a gente tem para refletir, relembrar, reconsiderar, entender, descansar, acreditar na nossa fé, ter um insight e desligar a mente da lista do “tenho que fazer”.