A importância do vínculo terapêutico
Escolher uma psicóloga pode ser uma das primeiras dificuldades de começar a fazer psicoterapia. Muitas vezes começamos um processo terapêutico mas não nos sentimos acolhidos, compreendidos ou confortáveis com o profissional que está nos atendendo e isso é normal. As vezes precisamos nos identificar, pelo menos um pouco, com quem vai nos ajudar a entender, superar e melhorar aspectos da nossa vida.
Por isso o vínculo é muito importante. Escolher um profissional e estabelecer uma relação que consiga abordar contato humano, cuidado, escuta ativa, compartilhamento de experiências, emoções, diversidade, acolhimento, confronto e ética profissional é tão importante quanto estar disposto a ficar vulnerável na sessão de psicoterapia.
A psicóloga também tem responsabilidade sobre o vínculo, afinal a psicoterapia, além de ser um processo individual de quem está sendo atendido, é também uma relação entre psicólogo e paciente. E, como toda relação, precisa ser trabalhada e construída, exigindo comprometimento e engajamento mútuo.