E quando você é o vilão da história?

Em alguns momentos e para algumas pessoas você será o vilão da história, isso significa que você será o errado, o incoerente, o mau, o injusto, o grosseiro e todos os adjetivos negativos possíveis. Esse cenário pode de fato ser real, afinal a perfeição e soluções milagrosas não existem, e por isso você vai errar em vários momentos da sua vida, ou esse cenário pode ser real no imaginário das outras pessoas. Pessoas essas que não concordam com você, que não quiseram enxergar o seu ponto de vista, não se importaram com seus sentimentos ou que, simplesmente, não estavam dispostas a entender e considerar um ponto de vista diferente do delas.

No entanto, é importante aprender com os erros, entender em quais espaços você será bem recebido, quem são as pessoas que querem andar ao seu lado e te apoiar e quem você quer por perto. Além disso, avaliar as próprias atitudes, entender suas motivações, emoções e justificativas é fundamental para definir se você foi ou não o “lado errado” da história. A raiva, o sentimento de injustiça, o desejo de vingança e comportamentos imediatistas podem prejudicar algumas decisões e provocar consequências não desejadas. Pensar antes de agir, ponderar os fatores envolvidos e prezar pelo seu bem-estar, saúde e segurança é um dos caminhos para não se tornar um vilão, porém isso não impede que o outro reaja de maneira não receptiva, e isso não está sob seu controle.

O afastamento pode parecer um ato de vilania, mas na verdade é um dos limites que você consegue colocar nas pessoas e relações que não fazem mais sentido para você. É importante que você entenda que ser o vilão na história do outro é inevitável, mas você não precisa se preocupar nem se cobrar para ser uma pessoa exemplar sempre e em todos os contextos. Você será bem visto por aqueles que te admiram, reconhecem, valorizam e apoiam. Sinta-se livre para seguir o seu coração e sua intuição, ser fiel aos seus sentimentos, defender quem você ama e a si próprio, defender seus princípios e valores, as leis, os direitos e deveres, a ética e a moral social, seguir seus sonhos, escolher dar alguns passos para trás, desistir, posicionar-se, ser firme na sua decisão e compartilhar os acontecimentos com família e amigos.

Anterior
Anterior

É Carnaval no Brasil

Próximo
Próximo

Você precisa se responsabilizar pela sua vida