Por que precisamos falar sobre a saúde mental dos homens?

Homens e meninos ainda são ensinados e reforçados a esconderem suas emoções, lidarem com suas dificuldades sozinhos e performarem uma imagem de virilidade, poder, competição e superioridade. No entanto, tais comportamentos e crenças causam prejuízo não apenas para quem convive com esses homens, mas para eles mesmos. A saúde mental dos homens está fortemente abalada e eles têm a falsa sensação de que estão se beneficiando de dinâmicas violentas e agressivas. Desse modo, é importante discutir sobre a saúde mental dos homens, porque eles também precisam ser acolhidos com cuidado, carinho e sensibilidade. Reconhecer a importância da saúde mental e os inúmeros impactos positivos que o bem-estar emocional proporciona é um passo para a mudança.

Uma das grandes dificuldades dos homens é a comunicação, portanto, é necessário aprender a se comunicar, expressando e nomeando os sentimentos, demonstrando as emoções, expondo as necessidades, as expectativas, os desejos e as frustrações. Os homens podem contar com seus grupos sociais, como família, amigos, parceiras, filhos ou colegas de trabalho, para conversarem sobre seus sentimento, suas atitudes ou determinadas situações com clareza, sinceridade, descrição de detalhes e confiabilidade. Compartilhar histórias e trocar conselhos é uma das formas de cuidar da saúde mental, nesses momentos acontece acolhimento, apoio, sugestão, contato com a realidade e responsabilização. Além de fortalecer parceria e companheirismo.

Todos precisam entender que homens e meninos podem e devem se mostrar vulneráveis, acreditar que não precisam aguentar tudo sozinhos e que essas características não os enfraquecem. Eles não precisam performar uma masculinidade violenta, grosseira e desrespeitosa. Cuidar de si também significa cuidar de quem você ama, estabelecendo prioridades e agindo conforme os acordos estabelecidos, assim como identificar as próprias emoções e reconhecer os erros auxilia no convívio familiar e diminui a sobrecarga emocional.

Homens e meninos podem errar; pedir ajuda; chorar; sentir; assistir filmes românticos; escutar músicas fofas; pedir conselhos; usar roupas coloridas e divertidas; fazer declarações de amor; receber carinho, presentes e surpresas; praticar rotina de autocuidado, como cuidar da pele, do cabelo, das unhas, da barba, do corpo e da saúde; ser carinhosos e verdadeiros; ter medo; ficar felizes, tranquilos e realizados com uma filha; não precisam estar a fim de fazer sexo o tempo todo; podem querer ou precisar se conectar emocionalmente com a pessoa antes de iniciar qualquer tipo de relação; não precisam demonstrar performances sexuais exageradas, em maneira e quantidade; não precisam falar sobre sexo o tempo todo nem sexualizar mulheres e meninas; não precisam ser perigosos; não precisam prover tudo; não precisam trair para provar que são capazes e alimentar uma autoestima mentirosa e adoecedora.

Cuidar da saúde mental de homens e meninos é uma tarefa coletiva, o Instituto Papo de Homem (PDH) discute, em suas páginas na internet, vários temas que envolvem bem-estar emocional masculino. Todos precisam estar atentos aos sinais e mudanças de comportamento, pois esses fatores podem indicar uma questão de saúde mental. Afinal, os homens, principalmente os mais velhos, pertencem a grupos com alto índice de suicídio.

Informações PDH

Site: Home - PapodeHomem; Instagram: PapodeHomem (@papodehomem) • Fotos e vídeos do Instagram

Anterior
Anterior

Você precisa se responsabilizar pela sua vida

Próximo
Próximo

Como pedir ajuda